Plano de Ensino

 

CURSO: PEDAGOGIA

Ano/Semestre:

        2024.2

Identificação

 

Disciplina:

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: Métodos e perspectivas

Código

Nº Créditos:

 

Carga Horária Total

Carga Horária Semanal

Distribuição da Carga Horária:

Teórica

Prática

60h/a

3h/a

60 h/a

 

Ementa

 

Abordagem de temas ligados à alfabetização numa perspectiva crítica e atual. Discussão de textos voltados para aspectos atuais da alfabetização escolar: a importância da leitura e da escrita, o pseudo dilema alfabetização versus construtivismo-interacionista. Questionamento acerca das possibilidades e limites do processo de leitura e da escrita no cotidiano de nosso sistema educacional.

 

Objetivos

 

Objetivo Geral:

Compreender as relações existentes entre Alfabetização e Letramento e seus desdobramentos no processo de ensino e aprendizagem.

 

Objetivos Específicos:

Conhecer o contexto Histórico dos Métodos de Alfabetização e sua evolução ao longo da história;

Identificar as Concepções de Leitura e Escrita com base nas pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky;

Identificar como as crianças compreendem a leitura e a escrita;

Entender a Concepção da Alfabetização e Letramento;

Entender o Letramento e a construção de alfabetização na perspectiva do alfabetizar letrando;

Conhecer a importância das atividades pedagógicas sistematizadas na construção da leitura e da escrita;

Construir materiais pedagógicos que contribuam para o desenvolvimento do letramento e da alfabetização na sua prática pedagógica.

 

 

 

               

 

Conteúdo Programático

UNIDADE I – A História dos Métodos de Alfabetização.

1.1 A trajetória dos métodos;

1.1.1 Métodos sintéticos;

1.1.2 Métodos analíticos;

1.1.3 Métodos globais.

1.2 As cartilhas como referência da alfabetização.

 

UNIDADE II – Psicogênese da Língua Escrita (Emília Ferreiro e Ana Teberosky).

2.1 As influências da concepção piagetiana na compreensão dos processos de aquisição da leitura e da escrita.

2.1.1 Características;

2.1.2 Princípios básicos;

2.2 Níveis de conceitualização da leitura e da escrita.

2.3 Características das escritas

2.3.1 Pré –silábico;

2.3.2 Silábico;

2.3.3 Silábico Alfabético;

2.3.4 Alfabético.

 

UNIDADE III – Concepções do Letramento e as contribuições de Magda Soares.

3.1 Vygotsky e sua contribuição para alfabetização;

3.1.1 O sociointeracionismo e o letramento;

3.2 A construção do letramento.

 

UNIDADE IV – Propostas de atividades para construção da leitura e da escrita

4.1 A importância do trabalho com o nome;

4.1.1 Sugestões de atividades para trabalhar com o nome;

4.2 Trabalho de leitura com paradidáticos (não tem as sugestões nos slides, apenas a imagem)

4.3- Níveis do conhecimento prévio

4.3.1- Conhecimento Prévio Linguístico;

4.3.2- Conhecimento Prévio Textual;

4.3.3- Conhecimento Prévio de Mundo.

 

 

Metodologia de Ensino

 

A disciplina será desenvolvida mediante a discussão coletiva de textos previamente indicados (sala de aula invertida – flipped classroom) e posteriormente mediados em sala de aula. Destaca-se que ao longo da disciplina também serão aplicados: elaboração de resumos, fichamentos, mapas conceituais, mapas mentais com base nos textos indicados para leitura; atividades individuais, em duplas e pequenos grupos; aulas expositivas dialogadas; estudos de casos; pesquisas; seminários; análise de vídeos ou filmes, dentre outros.

 

Processo de Avaliação da disciplina

 

Os(as) alunos(as) serão avaliados(as) através de duas avaliações bimestrais, duas atividades avaliativas a critério da professora e frequência às aulas: Nota 1 (Atividade avaliativa 3 pontos) + Nota 2 (Avaliação 7 pontos) = Nota do 1º Bimestre (10 pontos) / Nota 4 (Atividade avaliativa 3 pontos) + Nota 5 (Avaliação 7 pontos) = Nota do 2º Bimestre (10 pontos). Média Final (MF)=BIM1 + BIM2. O(A) mesmo(a) será aprovado(a) desde que alcance nota final igual ou superior a sete (7,0) e frequência às aulas de no mínimo 75%.

 

Recursos Audiovisuais / Laboratórios

 

- Filmes, curtas-metragens, vídeos;

- Atividades em campo, visitas técnicas as instituições educacionais do município;

- Laboratório de informática.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7. Ed. – São Paul: Contexto, 2017. (BV)

 

HEIN, Ana Catarina Angeloni (Org.). Alfabetização e letramento. São Paulo: Pearson, 2016. (BV)

 

Maria Lucia Castanheira, Francisca Isabel Pereira Maciel, Raquel Marcia Fontes Martins, (Organizadoras). Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica: Ceale, 2008.. (BV)

 

Bibliografia Complementar:

 

LIMA, Ana Paulo Xisto Costa; FEDATO, Renata Burgo. Alfabetização e letramento na educação especial. Curitiba: Intersaberes, 2020. (BV)

 

MICOTTI, Maria Cecília O. Alfabetização: propostas e práticas pedagógicas. São Paulo: Contexto, 2012. (BV)

 

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

 

SOUZA, Paula Caroline de. Dificuldade de aprendizagem na alfabetização e letramento. Edição: 1ª. Curitiba: Contentus, 2020. (BV)

 

VALLE, Luciana de Luca dalla. Metodologia da alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013. (BV)

 

 

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Assinatura do docente responsável

 
   

Assinatura do coordenador do curso