Plano de Ensino
CURSO: PEDAGOGIA |
Ano/Semestre: 2024.2 |
|||||||
Identificação |
|
|||||||
Disciplina: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: Métodos e perspectivas |
Código |
Nº Créditos:
|
||||||
Carga Horária Total |
Carga Horária Semanal |
Distribuição da Carga Horária: |
||||||
Teórica |
Prática |
|||||||
60h/a |
3h/a |
60 h/a |
|
|||||
Ementa |
|
|||||||
Abordagem de temas ligados à alfabetização numa perspectiva crítica e atual. Discussão de textos voltados para aspectos atuais da alfabetização escolar: a importância da leitura e da escrita, o pseudo dilema alfabetização versus construtivismo-interacionista. Questionamento acerca das possibilidades e limites do processo de leitura e da escrita no cotidiano de nosso sistema educacional. |
|
|||||||
Objetivos |
|
|||||||
Objetivo Geral: Compreender as relações existentes entre Alfabetização e Letramento e seus desdobramentos no processo de ensino e aprendizagem. |
|
|||||||
Objetivos Específicos:
|
|
|||||||
Conteúdo Programático |
UNIDADE I – A História dos Métodos de Alfabetização. 1.1 A trajetória dos métodos; 1.1.1 Métodos sintéticos; 1.1.2 Métodos analíticos; 1.1.3 Métodos globais. 1.2 As cartilhas como referência da alfabetização.
UNIDADE II – Psicogênese da Língua Escrita (Emília Ferreiro e Ana Teberosky). 2.1 As influências da concepção piagetiana na compreensão dos processos de aquisição da leitura e da escrita. 2.1.1 Características; 2.1.2 Princípios básicos; 2.2 Níveis de conceitualização da leitura e da escrita. 2.3 Características das escritas 2.3.1 Pré –silábico; 2.3.2 Silábico; 2.3.3 Silábico Alfabético; 2.3.4 Alfabético.
UNIDADE III – Concepções do Letramento e as contribuições de Magda Soares. 3.1 Vygotsky e sua contribuição para alfabetização; 3.1.1 O sociointeracionismo e o letramento; 3.2 A construção do letramento.
UNIDADE IV – Propostas de atividades para construção da leitura e da escrita 4.1 A importância do trabalho com o nome; 4.1.1 Sugestões de atividades para trabalhar com o nome; 4.2 Trabalho de leitura com paradidáticos (não tem as sugestões nos slides, apenas a imagem) 4.3- Níveis do conhecimento prévio 4.3.1- Conhecimento Prévio Linguístico; 4.3.2- Conhecimento Prévio Textual; 4.3.3- Conhecimento Prévio de Mundo.
|
Metodologia de Ensino |
A disciplina será desenvolvida mediante a discussão coletiva de textos previamente indicados (sala de aula invertida – flipped classroom) e posteriormente mediados em sala de aula. Destaca-se que ao longo da disciplina também serão aplicados: elaboração de resumos, fichamentos, mapas conceituais, mapas mentais com base nos textos indicados para leitura; atividades individuais, em duplas e pequenos grupos; aulas expositivas dialogadas; estudos de casos; pesquisas; seminários; análise de vídeos ou filmes, dentre outros.
|
Processo de Avaliação da disciplina |
Os(as) alunos(as) serão avaliados(as) através de duas avaliações bimestrais, duas atividades avaliativas a critério da professora e frequência às aulas: Nota 1 (Atividade avaliativa 3 pontos) + Nota 2 (Avaliação 7 pontos) = Nota do 1º Bimestre (10 pontos) / Nota 4 (Atividade avaliativa 3 pontos) + Nota 5 (Avaliação 7 pontos) = Nota do 2º Bimestre (10 pontos). Média Final (MF)=BIM1 + BIM2. O(A) mesmo(a) será aprovado(a) desde que alcance nota final igual ou superior a sete (7,0) e frequência às aulas de no mínimo 75%.
|
Recursos Audiovisuais / Laboratórios |
- Filmes, curtas-metragens, vídeos; - Atividades em campo, visitas técnicas as instituições educacionais do município; - Laboratório de informática. |
Bibliografia |
Bibliografia Básica: SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7. Ed. – São Paul: Contexto, 2017. (BV)
HEIN, Ana Catarina Angeloni (Org.). Alfabetização e letramento. São Paulo: Pearson, 2016. (BV)
Maria Lucia Castanheira, Francisca Isabel Pereira Maciel, Raquel Marcia Fontes Martins, (Organizadoras). Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica: Ceale, 2008.. (BV)
|
Bibliografia Complementar: |
LIMA, Ana Paulo Xisto Costa; FEDATO, Renata Burgo. Alfabetização e letramento na educação especial. Curitiba: Intersaberes, 2020. (BV)
MICOTTI, Maria Cecília O. Alfabetização: propostas e práticas pedagógicas. São Paulo: Contexto, 2012. (BV)
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOUZA, Paula Caroline de. Dificuldade de aprendizagem na alfabetização e letramento. Edição: 1ª. Curitiba: Contentus, 2020. (BV)
VALLE, Luciana de Luca dalla. Metodologia da alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013. (BV)
|
____________________________________ ____________________________________
|
|||
|
|||